quinta-feira, 9 de maio de 2013

Festa do Divino movimenta a cidade de Alvarães-AM este mês


Símbolo da Festa do Divino (Foto: Divulgação/PMA)
Trazida de Portugal, no século XVII, a tradicional Festa do Divino se mantém viva ainda hoje em várias cidades brasileiras. No município de Alvarães (AM), a 530 km distante de Manaus, não é diferente. São dez dias inteiros de missas, ladainhas, leilões, rifas, bingos, bebidas, comidas e danças típicas, e shows musicais.

A festa atrai milhares de pessoas de várias partes da região. O festejo conta com uma programação festiva e de devoção religiosa, divididos em um novenário preparatório e o último dia é reservado a homenagens ao “Menino Imperador”, símbolo da festa, que chega de barco no cais da cidade e desfila pelas ruas da cidade acompanhada por uma multidão de devotos.

Realizada no dia de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a festa homenageia a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Pelas suas enormes proporções, envolvendo praticamente toda a comunidade, a festa começa a ser organizada um ano antes de sua realização: escolhido pela Paróquia, um "festeiro" administra dezenas de voluntários - às vezes mais de um para cada atividade, seja religiosa ou profana.




O festejo em Alvarães é tradicional e conhecido em todo Estado. Graças às peculiaridades próprias da região. O momento auge da festa é a celebração de uma missa campal, seguida de uma explosão de fogos de artifícios, que duram quase 30 minutos.

Simultaneamente, o lago de Alvarães fica repleto de “barquinhas”, que na verdade são pedaços de madeiras flutuantes, com pequenos estilhaços de velas em chamas, rodeados com papel colorido. Essa mistura gera um efeito visual inexplicável. Surge uma cidade submersa sobre as águas do lago.

Nessa mesma noite, acontecem os shows culturais com artistas regionais e nacionais. Este ano, além de milhares de fiéis a festa terá como atração o cantor sertanejo Leonardo.


A programação 2013

Atrações da festa em 2013  (Foto: Divulgação/PMA)
A Festa do Divino Espírito Santo 2013 teve início no último dia nove de maio e vai até o próximo dia 19 de maio. No decorrer da festividade, todas as noites haverá celebrações de missas e ladainhas. Em seguida acontece o arraial do Divino com leilões, rifas, bingos, bebidas, comidas e danças típicas e shows musicais.

No dia 18 de maio (sábado) é o ápice da festa. Nessa data, a festa começa logo cedo, com a tradicional procissão e alvorada até o amanhecer. A partir de dez da manhã, as bandas se revezarão em palco alternativos espalhados pela cidade. À noite, após a missa e a procissão fluvial, as bandas se apresentarão no palco principal montado na praça central do município. Este ano, mais de 20 mil pessoas são esperadas para a Festa do Divino.


Atrativos do município de Alvarães



Praia de Nogueira em Alvarães-AM (Foto: San Ferreira)
No decorrer da festividade os turistas podem desfrutar das opções de Lazer que a cidade oferece. Por ser rota turística, o município de Alvarães possui vários atrativos naturais. Entre os quais se destacam o balneário do Jarauá, que fica na única estrada da cidade e a praia de Nogueira, situada à margem direita do lado de Tefé. A praia é um dos principais pontos turísticos da cidade e, também, é uma das portas de entrada e saída do município. Nessa época, muitos turistas embarcam nessa aventura em busca de muita diversão e lazer durante o festejo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário